domingo, 24 de outubro de 2021

Assim como o clima teve influência na evolução da História, o Homem influenciou o clima na terra entre os anos de 1500 e 1600!

Assim como o clima teve influência na evolução da História (in How Climate Made History - SBS 2015 e Como o Clima fez História), as descobertas científicas mais recentes revelam-nos também a influência do Homem sobre o clima num período que seria difícil de imaginar. É extraordinário e era desconhecido até há pouco tempo que o Homem influenciou o clima na terra entre os anos de 1500 e 1600!

Os Portugueses e Espanhóis ao chegarem às Américas levaram as doenças do velho continente (varíola, sarampo...) o que provocou a redução da população indígena em 90%! (in zap.aeiou.pt 06/02/2019) A população de cerca de 60 milhões de pessoas que viviam nas Américas no fim do século XV (cerca de 10% da população total do mundo) diminuiu para apenas 5 ou 6 milhões em cem anos! Este massacre acidental dos povos indígenas das Américas resultou num impacto global no sistema da Terra, impulsionado pelo ser humano. Esta é a conclusão de um estudo da University College London (UCL), no Reino Unido.

O elevado número de mortes levou ao abandono de imensas áreas de terras agrícolas (quase o tamanho do território da França actual) que acabaram por transformar-se em florestas de densa vegetação. Este processo retirou dióxido de carbono (CO) suficiente da atmosfera para provocar o arrefecimento do planeta. Este período de arrefecimento é conhecido por Pequena Era do Gelo nos livros de história, e foi uma época em que as tempestades de neve eram comuns em Portugal, e o Rio Tamisa, em Londres, congelava durante o Inverno, com vários países europeus a viverem períodos de fome.

A queda no CO gerada pelo genocídio foi determinante para o arrefecimento acontecido. Portanto a humanidade provocou nessa altura um fenómeno inverso ao que está a provocar atualmente e iniciado com a Revolução Industrial! Talvez no futuro a ciência permita atuar sobre o planeta de forma a ajudar a reverter o fenómeno do Aquecimento Global!